top of page

Constelações Familiares

RLC_JOANACOSTAPESSOA_SETEMBRO2022-086.jpeg

Para quem se encontra bloqueado em nós e padrões com origem na história do seu sistema familiar

As Constelações Familiares entraram na minha vida no momento em que comecei a tratar a minha tiróide. A olhar para ela como algo que fazia parte de mim. É um método pelo qual me apaixonei de imediato e trouxe-me uma abertura enorme ao mundo. Retirou-me, de certa forma, os óculos cor-de-rosa do meu mundo, elevou-me (e eleva-me todos os dias) ao próximo nível de mim e da minha vida.
 

Na vida temos variadas ligações com o nosso sistema familiar que, mesmo que não tenhamos total consciência, transforma-nos em parte integrante de padrões familiares, que atravessam gerações.

As Constelações atuam ao nível da camada transpessoal do ser e trazem descobertas e desenlaces profundamente maravilhosos.

RLC_JOANACOSTAPESSOA_SETEMBRO2022-084.jpeg

As Constelações Familiares são um método de Terapia Sistémica onde se vê o indivíduo como um todo.

Visam a resolução de temas psicologicamente e emocionalmente conflituosos de um determinado indivíduo, através de uma visão consciente, humana e considerativa das relações interpessoais do seio familiar de onde provém.

Na resolução do conflito do indivíduo que procura e executa esta terapia, pode também ocorrer uma movimentação ao nível familiar, que poderá trazer uma reorganização e maior equilíbrio a este nível.

Realizo sessões individuais em formato online, através de vídeo chamada.

As sessões que realizo são caminhos terapêuticos.

Embora a visão da consciência sistémica seja sempre a abordagem na base destas sessões, as mesmas irão sempre respeitar o teu tempo e o tempo e abertura do teu sistema. Por motivos terapêuticos, poderá por vezes ser necessária mais do que uma sessão para a resolução do tema que trazes e poderão ser sugeridas sessões complementares. Tendo sempre por base a tua liberdade de escolha do teu caminho terapêutico, o meu desejo é servir-te a ti e ao teu sistema com o melhor caminho terapêutico. Este caminho é individual e subjetivo, pelo que será sempre respeitado e orientado desta forma.

Investimento: 80,00€ por sessão (IVA incluído).

Sessão de 01h00 a 01h30.

Se vives nos UAE e gostarias de ter acesso a uma sessão presencial, por favor envia-me um email para info@joanacostapessoa.com para saber as condições e disponibilidade.

Aconselho a realização de uma consulta de Constelações Familiares a quem se sente bloqueado em algum tema na sua vida. De forma geral, as Constelações Familiares aplicam-se em situações de:
- dificuldades relacionais;

- dificuldades profissionais;

- doenças físicas;

- relação com o Eu;

- emoções bloqueadoras;

- dificuldades económicas, financeiras;

- entre outras.

As Constelações Familiares não substituem o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, no caso da existência de uma doença ou distúrbio psicológico profundo. 

Se sentes o chamado para a realização de uma ou mais sessões de Constelações Familiares, aconselho a que confirmes comigo a possibilidade de Constelar esse mesmo tema. Privilegio sempre um acompanhamento pessoal, de acordo com cada tema e cada pessoa que chega até mim, pelo que te poderei sugerir sessões de acompanhamento no sentido de te acompanhar de forma mais consistente e profissional.

É possível realizar consultas de Constelações Familiares a crianças, adultos e idosos.

Mais do que um Método Terapêutico, as Constelações Familiares são uma filosofia de vida!

As Constelações Familiares são para mim?

Testemunhos de quem trabalha comigo

"Só para te agradecer a sessão de Constelações. Foi intensa mas senti-me muito acolhida por ti, pela tua energia✨♥️
Foi um momento poderoso de cura para mim✨
Gratidão Joana 🙏♥️

Quando sentir, marcarei nova sessão contigo!"
R.,C. Constelações Familiares
Formulário Constelações Familiares

Agenda aqui a tua sessão

Qualquer dúvida adicional, por favor envia-me um email para info@joanacostapessoa.com

  • Quantas sessões necessito para trabalhar um tema?
    Idealmente, uma sessão é suficiente para um tópico, mas depende sempre do tópico em si, do teu sistema e também do momento em que te encontras. Por razões terapêuticas, por vezes pode ser necessária mais do que uma sessão para resolver o problema que trazes e sessões adicionais poderão ser sugeridas. Sempre com base na tua liberdade de escolha do teu próprio caminho terapêutico, o meu desejo é orientar-te a ti e ao teu sistema com a melhor jornada terapêutica. Este caminho é individual e subjetivo, por isso será sempre respeitado e orientado desta mesma forma.
  • É preciso envolve a minha família neste processo?
    Não, estas sessões são para ti mesmo(a), portanto não é necessário trazeres nem informares nenhum membro da tua família.
  • Que tipo de tópicos posso trazer para uma sessão de Constelações?
    Qualquer assunto que te incomode, que te faça sentir bloqueado(a), que não te permita avançar na vida. Alguns exemplos: - bloqueios profissionais; - questões financeiras; - questões de relacionamento; - falta de força, motivação na vida; - problemas de saúde; - padrões e problemas repetitivos; - e muito mais!
  • As Constelações estão associadas a alguma religião?
    Não, as Constelações não se baseiam em nenhuma religião específica e aceitam todas as crenças respeitosas. Têm por base a crença na reencarnação.
  • O que posso esperar após uma sessão de Constelações?
    Transformações, intensidade e leveza, tranquilidade, mudanças, integração... Após uma sessão, habitualmente o sentimento geral é de um verdadeiro mencionam desbloquear e leveza. Também é possível que algumas emoções mais profundas fiquem mais à tona após uma sessão de Constelações Familiares, o que é natural, já que foi um momento de vivenciar um processo de consciência sobre ti mesmo(a) e sobre o tema que trouxeste para a sessão. Depois de alguns dias, geralmente essas emoções tendem a ser mais leves e confortáveis. O que surge e que não é confortável, geralmente são pedidos para que se tome uma atitude, que se cuide de si mesmo(a), que se trabalhe o mindset acerca da situação. Caso necessites de um apoio extra, nestes casos sugiro sessões de Mentoria de acompanhamento. Depende sempre de ti, do teu próprio processo e do teu sistema.
  • Existem algumas mudanças após uma sessão de Constelações?
    Sim. Para além de te sentires desbloqueado(a) - lê por favor a resposta à pergunta anterior - é possível que as pessoas à tua volta também se comportem de maneira diferente. Quando fazemos uma sessão de Constelações, estamos a trabalhar em nós mesmos(as) e também permitimos que o nosso sistema cure uma ferida/um bloqueio/um padrão. Assim, as coisas e as pessoas à sua volta, que estão ligadas ao tema que trazemos para a sessão, também se sentirão inconscientemente diferentes (se desejares saber algum exemplo específico sobre isto, contacta-me em info@joanacostapessoa.com).
  • Qual a teoria que está na base das Constelações?
    Nas Constelações trabalhamos ao nível da alma. Isso significa que acreditamos que escolhemos nossa a família de forma a que possamos: -trabalhar padrões, feridas, bloqueios que já existem neste sistema familiar; & -trabalhar em nós mesmos, através dessas feridas (às vezes) dolorosas. Esta pode parecer uma perspectiva difícil à primeira vista mas quando começamos a olhar para o mundo através desta lente, compreendemos e encontramos um sentimento profundo de paz com muitos acontecimentos. Além de olharmos para nós mesmos(as) e para a nossa família de uma forma mais clara e com mais compaixão. Pode ser um processo, com algumas camadas, mas coloca-nos num lugar de amor pela vida e pelos que estiveram na sua origem, olhando agora para o futuro.
  • Tudo o que trabalhamos nas Constelações tem que ver com a nossa família?
    Não, é sobre nós mesmos(as)! Se desejares trabalhar temas da tua vida, as Constelações Sistémicas são para ti. Qualquer que seja a natureza do tema. As perguntas sobre teus familiares e as suas vidas podem fazer parte do processo, porém não com a intenção de “saber sobre o passado”, nem com o objetivo de desvendar "podres" familiares. É apenas para se chegar à raiz, que está na origem do problema que agora TU trazes para a sessão.
  • Porque é que saber sobre certos momentos e acontecimentos familiares ajuda com o tema que trago a uma sessão de Constelações?
    Porque algumas coisas, alguns eventos, podem não ter sido processados ​​quando aconteceram. Não processado significa que talvez alguém tenha sofrido relativamente algo em silêncio, por exemplo. Esse exemplo é muito comum e traz muitas consequências para as famílias. Até que alguém, como tu, decida olhar para o que te incomoda. Nas Constelações pretendemos entregar estas emoções difíceis à pessoa (e à sua alma) a que pertence e, ao fazê-lo, estamos a libertá-la, porque reconhecemos a sua dor/o seu acontecimento. Quando fazemos isso também nos libertamos disso e agora estamos livres para viver nossas vidas de uma forma mais leve.
  • Qual a diferença entre uma sessão individual de Constelações e uma sessão de grupo?
    Uma sessão individual acontece num contexto de 1:1 e para o método propriamente dito utilizamos figuras (Lego/Playmobil), meditação e outros exercícios sistémicos. Uma sessão de grupo acontece num contexto de grupo onde existe: -1 facilitador(a) (a pessoa que conduzirá a sessão); -representantes de grupo (indivíduos que se juntam à sessão com o objetivo de representar algo/alguém na constelação de outra pessoa); -pessoas que trazem temas a ser constelados (indivíduos que estão presentes na sessão com o objetivo de constelar, trazendo um tema que desejam trabalhar). A principal diferença é prática, embora o objetivo da constelação seja o mesmo. Algumas pessoas expressam o facto de que ao fazer uma sessão individual, sentem-se mais confortáveis ​​em trazer determinados temas para trabalhar (por medo de constrangimento) e também sentem que podem sentir mais certos sentimentos de todos os elementos (já que estão mais conectados e são mais ativos em cada movimento de cada figura). Numa sessão de grupo vive-se o incrível efeito de grupo, que pode trazer a possibilidade de aprender algo com as experiências de vida de outras pessoas. Quando se é representante num grupo, também trabalhamos indiretamente no nosso próprio sistema, o que é uma oportunidade incrível.
bottom of page